Páginas

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Cabelos Secos Vs Ressecados


    Tai uma dúvida constante, o cabelo tá seco ou ressecado? Apesar de parecer à mesma coisa, na verdade o cabelo seco e o cabelo ressecado não são a mesma coisa. Te peguei!!! Bom, vamos começar a entender...



O que é cabelo seco?
    O cabelo seco pode ser natural ou não, o cabelo seco é identificado pelo seu aspecto muito seco, armado e com muito frizz. Cabelos cacheados ou afros, por exemplo, são secos por natureza… Isso ocorre devido ao formato encaracolado que impede que à oleosidade natural do fio desça para as pontas. Para melhorar o aspecto desse fio é preciso reposição diária de produtos umectantes e hidratações semanais, e o que agrava muito o problema é a falta de cuidados, mais especificamente de hidratações.
    O cabelo chega nesse estado pelo excesso de secador e chapinhas, e sem hidratação acaba ficando seco em excesso, por isso se faz necessário estabelecer uma agenda de hidratações e nutrições nos cabelos para repor a água e a umidade natural do fio do cabelo.

O que é cabelo ressecado?
    Já o cabelo ressecado é uma versão bem pior do cabelo seco, além de faltar água nesse tipo de cabelo, faltam também lipídios e proteínas que são essenciais para a saúde desse cabelo, geralmente os cabelos ressecados já passaram por processos químicos como relaxamento, luzes, tinturas, etc, o que abre as escamas dos fios devido ao PH que é elevado nos processos químicos, esse tipo de cabelo tem um aspecto muito seco, com frizz, armado, sem movimento e se quebra muito e com muita facilidade, para restaurar esse cabelo é preciso calma e persistência em um cronograma capilar, montado com uma reconstrução mensal, uma umectação mensal e pelo menos quatro hidratações mensais.

    
Dicas para recuperar os cabelos secos ou ressecados
  • ·         Usar condicionador certo para o seu tipo de cabelo.
  • ·         Nos cabelos ressecados, as escamas dos fios se abrem devido ao PH que é elevado por isso procure usar PH baixo (ácido) até a recuperação do cabelo, algumas marcas trazem essa informação na embalagem. O uso contínuo destes produtos irá ajudar a fechar as cutículas, equilibrando o PH dos fios, deixando-os mais sedosos e brilhantes, você também pode usar o vinagre de maçã para fechar as cutículas dos cabelos e dar brilho.
  • ·       Evitar usar chapinha e secador todos os dias, e se precisar usar, não se esquecer de aplicar um protetor térmico antes.
  • ·       Nas hidratações, use máscaras hidratantes, podendo adicionar ampolas de vitaminas na mistura.
  • ·      Nas umectações, use máscaras a base de óleos vegetais ou de manteigas, como a de Karité.
  • ·       Na reconstrução mensal capilar, use queratina.
  • ·     Além disso use e abuse das receitas caseiras (hidratações) ideais para o tratamento do cabelo seco ou ressecado.


    As dicas e cuidados para recuperar um cabelo seco ou ressecado são basicamente os mesmos, a diferença é que nos cabelos secos, os resultados são mais rápidos, enquanto que nos cabelos ressecados, os resultados podem demorar mais devido ao estado do fio.
E aí, gostaram da explicação? E seu cabelo é seco ou ressecado?



Um grande beijo
Fiquem com Deus
E até mais!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...