Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pãozinho caseiro, 100% integral.


    Muita gente deve pensar, há fazer pão integral em casa? Nem preciso fazer pão em casa, eu já compro pronto! Mas se você prestar bastante atenção no rótulo, você vai perceber que ele não é tão integral assim… No pão integral industrializado tem bastante farinha branca e já a farinha integral tem muito pouco, às vezes não chega nem a 3% em alguns produtos, ou seja, estamos sendo enganados.
    Nesses pães integrais que agente compra no mercado, eles usam uma mistura com quase nada de farinha integral para o pão ficar fofinho, pois se for usar apenas farinha integral o pão realmente vai ficar mais pesado, mas essa receitinha de um verdadeiro pão integral que peguei na internet e que gostei muito, o pão fica bem macio e bem gostoso.





INGREDIENTES (para um pão)
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de água morna
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (pode usar óleo de coco ou manteiga derretida)
  • 1 colher de chá de fermento biológico
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar
  • 1 colher de sopa rasa de semente de chia
  • 1 colher de sopa rasa de semente de girassol
  • 1 colher de sopa rasa de aveia
  • E outros grãos de sua preferência

MODO DE FAZER
    Jogue a água morna, o fermento, sal, açúcar e um pouco da farinha em uma tigela, misturei bem e aguardei uns 5 minutos para dar uma acordada no fermento (você pode aguardar até uns 20 min.). Coloque as sementes e vai adicionando a farinha aos poucos, quando ainda estiver grudando comece a sovar com as mãos, bata bem, vai colocando farinha, mas não deixe secar muito a massa (não necessariamente você precisa usar toda a quantidade indicada na receita). Sove por pelo menos 10 minutos, se preciso vá salpicando farinha para não grudar, mas não deve ficar duro demais e a textura é bem diferente do que se você usar farinha branca, não se assuste. Quando você pressionar a massa ela deve voltar ao lugar, indicando que está elástica e pronta para ir para a forma. Coloquei em uma forma de silicone que não precisa untar, deixei bem plano e coloquei para crescer no forno desligado (aqueci por 2 min. no baixo). Depois de 30 min. ele deve estar crescido, aqueça o forno (200, 230 graus) e coloque para assar, o meu demorou uns 20, 25 minutos. Para saber se está pronto, bata no fundo da assadeira ou na superfície da massa, o barulho deve ser oco.
    Tire do forno, aguarde um pouco para desenformar, coloque em cima de um pano de prato seco e por cima cubra com um pano de prato limpo e úmido, deixe uns 20 minutos. Isso vai impedir que a casca fique dura.
    Quem fizer me conta, tá bom meninas? Eu amo coisas integrais e realmente gostei muito dessa receita e por isso estou aqui compartilhando ela com vocês.



 Beijos
Deus abençõe vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...